Iniciou a sua actividade em Janeiro de 1989, sob a direcção do Prof José Abel Carriço.
Surgiu integrado no projecto da Escola Municipal de Música da Póvoa de Varzim, criada pelo Município desta cidade, em Maio de 1988, e oficializada pelo Ministério da Educação, em Abril de 1990.
É formado por alunos, encarregados de educação e melómanos dedicados.
Um dos seus objectivos é o de alargar a sua influência cultural a toda a população concelhia.
Por isso, como Classe de Conjunto, tem participado em audições públicas da escola e em variados momentos culturais da localidade.
Já se apresentou em várias cidades de Portugal (Coimbra, Aveiro, Porto, Braga, Viana do Castelo. Ponte de Lima, Vouzela, Murça, Pedrógão Grande, Vieira do Minho. Lisboa....), Espanha e Bélgica, em concerto e em Encontros de Coros, alguns de nível internacional.
A nível local, participou no Festival da Primavera de 1992 e 1993, organizado pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.
Em Julho de 1992, a convite do Município de La Guardiã, realizou o Concerto inaugural da Semana Cultural daquela cidade, e em Julho de 1993, participou no l Encontro de Coros Galego - Asturiano - Português em Cariflo (extremo norte da Galiza).
Em 1994 deslocou-se às Astúrias. acompanhado pela Orquestra de Câmara da Escola Municipal de Esposende, onde se integrou na IV Semana Cultural de Tapia de Casariego, tendo cantado ainda em Luarca.
Em 1997 foi convidado para o 9" Festival de Panxoliíïas pelo Orfeón Valdeorrés de O Barco (Ourense).
Participou na organização do 1° e 2° Encontro Internacional de Coros Amadores da Póvoa de Varzim, em 1995 e 1996, onde estiveram presentes coros vindos de Espanha e de França.
Numa iniciativa de intercâmbio cultural e pedagógico com a Academia de Waremme (Bélgica), apresentou-se em concerto em Waremme e Liège (1998).
Mais recentemente, participou no I e II Encontro de Coros do Vale do Ave (AMAVE). realizados em Fale (2003). Guimarães (2004) e Póvoa de Lanhoso (2006).
Apresentou-se, em concerto, no XIII Ciclo Ibérico de Música Sacra da Catedral de Tui (2005). no I Ciclo de Música Sacra da Igreja Românica de Rates (2006), na Casa da Música - Porto (2006) e no Mosteiro dos Jerónimos (Sala do Capítulo) - Lisboa (2006 e 2007.
Tem-se apresentado no Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim:
- na 12ª edição (1990) com o "Choeur d'Enfants de Paris";
- nas 17ª e 18ª edições (1995 e 1996);
- na 24ª edição (2002). com o Coro e Orquestra ARTAVE;
- na 26ª edição (2004),
- na 28ª edição (2006), no concerto de homenagem ao musicólogo poveiro Josué Trocado;
- na 29ª edição, celebrando António Gomes "Marta", popular músico poveiro.
Gravou para a edição em CD de "Os Melhores Coros Amadores da Região Norte", nomeadamente com temas populares poveiros.
Ao longo dessa intensa actividade tem praticado um vasto repertório histórico profano (Madrigais, Vilancicos. harmonizações de canções populares portuguesas, entre outras) e sacro, como: Missa Alemã (D 872) de Franz Schubert, Via Crucis de Franz Liszt, Panis Angelicus (FWV 61) de César Franck, Sancta Maria (KV 273), Laudate dominum (KV 339), a Missa Brevis in d (K.V 65) de W. Amadeus Mozart e ainda variadas obras "a capella" de Bruckner, Paleslrína, Vitória, Allegri (Miserere), Byrd, Estevão de Brito., Manuel Mendes, Lopes Morago, D. Dias Melgás, D. Pedro de Cristo. Manuel Faria (Responsórios), entre outros.
Dessa actividade sobressaem não só as suas apresentações "a Capella", mas também as que realizou em parceria com distintas formações corais.
Têm sido representativas as suas actuações com qualificados solistas e diferentes formações instrumentais.
Já cooperou em concertos com a Orquestra do Norte, a Orquestra de Câmara da Escola de Música de Esposende. a Orquestra da Escola Calouste Gulbenkiam de Braga e algumas formações instrumentais da Orquestra Sinfónica da Póvoa de Varzim, sob a direcção de José Abel Carriço.