Segunda-feira, 26 de Janeiro de 2009
Saul Silva, maestro

Saul Silva estudou no  Conservatório de Música   do   Porto,   tendo-se diplomado   em   Oboé   com distinção, na classe do Prof. António Gomes.

Aos 24 anos, é nomeado Solista da Orquestra  Sinfónica do Porto da Radiodifusão Portuguesa. Aqui trabalhou com os mais célebres maestros de craveira mundial, tanto no género de concerto, como Ópera ou Bailado. Fez parte de vários agrupamentos de câmara, tendo-se apresentado diversas vezes como solista, actuando quer na Rádio quer na Televisão.

Nos anos de 1962 e 1963, estudou na Academia Internacional de Nice (França), tendo colaborado em concertos nesta Academia e Ópera de Nice e telegravado para a Televisão Francesa, por escolha e integrado nas orquestras locais .

Desta colaboração como Oboé Solista na classe de chefes de Orquestra, que era ministrada pêlos eminentes maestros Hans Swarowsky (Viena) e Jean Fournet (França), obteve os melhores ensinamentos na arte de dirigir.

Após ter leccionado no Conservatório de Braga, faz em 1980 provas públicas para professor do Conservatório de Música do Porto, onde foi admitido por mérito absoluto.

Posteriormente foi convidado a fazer parte do Corpo Docente da Fundação Conservatório Regional de Gaia e Escola Profissional do Vale do Ave. Foi ainda convidado a candidatar-se ao lugar de Professor de oboé na Escola Superior de Música do Porto, tendo no entanto recusado.

É frequentemente convidado a fazer parte de júris dos mais diversos níveis. Ministrou também Seminários de Direcção de Orquestra de Sopros no Conservatório Superior de Música de Gaia e Masterclasses de Oboé em várias Escolas de Música.

No concernente a Bandas de Música, dirigiu com 19 anos de idade a Banda da sua terra natal (Ansião). Só em 1980 retoma esta actividade, sucessivamente com as Bandas de Tarouquela,  Ramalde (Porto), Freamunde, Melres (Gondomar) e novamente Ramalde.

Actualmente as suas funções circunscrevem-se ao ensino na Fundação Conservatório Regional de Gaia das disciplinas de Oboé, Música de Câmara e Classe de Conjunto, dirigindo ainda a Orquestra de Sopros da Fundação Conservatório Regional de Gaia, da qual é seu fundador.

 

------

info: Belarmino Valente, in Notícias da Música, Agosto 2008

 



publicado por lamire às 17:51
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim
.pesquisar
 
.Janeiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
27
28
29
30
31