Segunda-feira, 19 de Novembro de 2007
Coro Ricercare

O Coro Ricercare é constituído por cerca de 30 jovens, na sua maioria estudantes de música, tendo sido dirigido desde a sua fundação por Paulo Lourenço e Carlos Caires.

A partir de 1998, com a saída de Carlos Caires, Pedro Teixeira assume as funções de maestro adjunto, tornando-se maestro titular em 2002.

De entre as várias peças já interpretadas pelo coro destacam-se obras como a Missa Alemã e a Missa em Sol Maior de Schubert, a Cantata BWV 196 e a Missa em Sol de Bach, o Magnificat e o Stabat Mater de Pergolesi, os Carmina Burana de Carl Orff, o Requiem de Fauré e o Romancero Gitano de C. Tedesco.

O Coro Ricercare tem também uma larga experiência na realização de música “a cappella” tendo interpretado obras de autores como Palestrina, Duarte Lobo, F. A. Almeida, J. R. Esteves, Mozart, Schubert, Brahms, Bruckner, e de compositores contemporâneos portugueses e estrangeiros, como Joly Braga Santos, Fernando Lopes-Graça, Eurico Carrapatoso,

Vasco Azevedo, Carlos Caires, Sérgio Azevedo, João Madureira, Nuno Côrte-Real, Carlos Marecos e Christopher Bochmann.

O Coro Ricercare tem-se apresentado em alguns dos mais importantes festivais de música portugueses, como Festival de Música da Costa do Estoril, Festival de Música de São Roque, Festival “A Cidade e a Música”, e faz parte desde 1994 da programação musical do Centro Cultural de Belém.Nesse mesmo ano participou na estreia absoluta da obra In Paradisum para coro, orquestra de cordas e quarteto vocal masculino de Eurico Carrapatoso no pequeno auditório do Centro Cultural de Belém.

No ano seguinte apresenta, também em estreia absoluta, a obra para coro “a cappella” Timor et non Tremor do mesmo compositor. Já em 1996, participou na gravação do 2º C.D. de Rodrigo Leão e o Vox Ensemble, tendo actuado numa série de espectáculos em conjunto com este agrupamento.

Em Março de 1997, a convite da Fundação das Descobertas, o Coro Ricercare participou em dois concertos realizados no Grande Auditório do C.C.B. e na Igreja da Lapa (Porto) em conjunto com o Hilliard Ensemble, no qual foi interpretada a Paixão Segundo S. João de Arvo Pärt (1ª audição em Lisboa).

Na sequência da sua política de incentivo à divulgação de repertório português através da encomenda de obras inéditas, o Coro Ricercare tem vindo a apresentar em concerto e de uma forma sistemática música tradicional portuguesa harmonizada por compositores portugueses do século XX, bem como obras originais, que são, na sua grande maioria, interpretadas em 1ª audição absoluta pelo Coro Ricercare (contam-se nestas últimas cerca de 30 obras).

Em Junho de 1998 e a convite do maestro Ketil Haugsang, apresenta em concerto e grava em CD para a etiqueta RCA/DHM em conjunto com o Ensemble Luso-Alemão “Arte Real” a primeira audição contemporânea do Te Deum (1769) de João de Sousa Carvalho.

O Coro Ricercare foi, em Novembro de 1998, galardoado com o 2º Prémio no Concurso “IIº Certamen Internacional de Corales Polifónicas Ciudad de Sevilla” e, em Dezembro de 1999, obteve o 1º Prémio no Concurso “Certamen Internacional de Villancicos” em Madrid.

Em 2001, a convite do Ministério da Cultura, o Coro Ricercare editou também o seu segundo CD para a etiqueta Portugal Som/Strauss, com repertório de jovens compositores portugueses. Neste mesmo ano apresenta no CCB a estreia de “Novissimo Cancioneiro”, de Nuno Corte-Real.

Com esta mesma obra, é o coro convidado a participar no Festival de Música de Aveiro de 2003, onde também apresenta a estreia de um ciclo de canções tradicionais islandesas, de Thorkel Atlason, num concerto dirigido pelo mesmo (como Maestro convidado).

Em Março de 2005 o coro Ricercare lançou, com o apoio do Ministério da Cultura – Instituto das Artes – e da Direcção Regional de Cultura dos Açores, um CD de música tradicional açoriana por jovens compositores portugueses, com concertos de lançamento na Ilha de S. Miguel e em Lisboa.

Também em 2005 apresentou em primeira audição absoluta a Missa Lamentum Lacteus de Gonçalo Lourenço uma encomenda da Igreja de S. Nicolau.Em Dezembro de 2005, a convite da Antena2, o coro Ricercare interpretou, em conjunto com a Orquestra Metropolitana, o Magnificat em Talha Dourada de Eurico Carrapatoso, emitido em directo para todo o mundo sob a égide da Eurorádio.

Em Abril de 2006 realiza o concerto n. 12 da Festa da Música, no CCB, interpretando obras de Domenico Scarlatti.Realiza, em Maio, um concerto de primeiras audições de obras de vários compositores jovens portugueses para coro a cappella e também para coro e orquestra, com a participação da Orquestra Sinfonietta de Lisboa.

Em Julho e Setembro de 2006 grava, a convite da Antena2, um CD com obras de Fernando Lopes-Graça, no âmbito das comemorações do centenário do nascimento do compositor.

Em Novembro do mesmo ano apresenta, sob a direcção de Vasco Pearce de Azevedo, o Requiem de Mozart, em conjunto com a Sinfonietta de Lisboa.  

--

in:Eborae-musica



publicado por lamire às 01:07
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim
.pesquisar
 
.Janeiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
27
28
29
30
31